CÂMARA CONVOCA SECRETÁRIO DE SAÚDE E APROVA MEDIDAS DE COMBATE A COVID-19

A Câmara Municipal de Esperantinópolis realizou na última sexta-feira, 08/05, uma sessão emergencial, presidida pelo vereador Gilson Vieira, para apreciação do Decreto N° 010/2020, e do PL N° 003/2020, oriundas do Poder Executivo Municipal, dispondo de medidas adotadas para o enfrentamento à pandemia do Novo Coronavirus (Covid-19).

A sessão iniciou às 09horas e se estendeu até às 13:20h, com o comparecimento de 10 Vereadores, sendo transmitida por meio da plataforma Facebook e no ambiente físico da Câmara Municipal, o acesso foi restrito apenas aos parlamentares, servidores e integrantes da imprensa, além do secretário de Saúde e o prefeito, cumprindo as medidas restritivas recomendadas pelos protocolos da saúde pública.

O Decreto 010/2020, pede que a Câmara Municipal, que reconheça o Estado de calamidade pública, no âmbito do município, no teor da referida legislação, que se ampara em legislações superiores de combate à pandemia do Coronovirus. Já o PL 003/2020, dispõe sobre a criação de cargos de agentes epidemiológicos, a serem instituídos por força de lei, para atuarem por tempo determinado no combate e enfrentamento da Covid-19.

O prefeito Aluizinho do Posto compareceu à sessão atendendo a convite da Câmara Municipal, e em regime de convocação, ao teor do disposto no artigo 188 do Regimento Interno-RI, compareceu o secretário Municipal de Saúde, Joelson Ribeiro, que fez esclarecimentos sobre as ações de combate ao Covid-19 em Esperantinópolis.

O secretário explanou sobre dados gerais; o trabalho realizado diariamente desde o início dos primeiros casos no estado do Maranhão, no início do mês de março, bem como todas as demais ações e medidas adotadas até agora. Questionado pelos parlamentares, acerca de mais detalhes de combate ao Covid-19, respondeu todas as perguntas e tirou dúvidas da população.

Na oportunidade, o prefeito Aluizinho do Posto, discorreu sobre todos os esforços que estão sendo concentrados pela equipe saúde no combate e prevenção do novo Coronavirus/Covid-19 no município de Esperantinopolis. O gestor disse que tem buscado junto ao governo federal, por meio dos deputados Pedro Lucas e Hildo Rocha, apoio financeiro por meio de emendas específicas na prevenção, ações de enfrentamento e de combate ao Covid-19; bem como a garantia da aquisição de materiais necessários para os servidores da saúde pública, para o que denominou de guerra contra o Coronavirus.

“A situação de todos os municípios brasileiros, é preocupante e de urgência por tratar-se de uma epidemia que começou no início de março e infelizmente evoluiu para pandemia em todo o país. Quero, portanto, pedir a colaboração de todos os munícipes para que atendam às recomendações dos governos Federal, Estadual e Municipal e de seus órgãos de saúde pública, para que possamos superar sem danos maiores essa pandemia. É tempo de todos se unirem no enfrentamento à Covid-19”, ressaltou Aluizinho.

Após os trâmites legais, o presidente do Legislativo Municipal, Gilson Vieira, submeteu em apreciação em regime de urgência as referidas proposições sendo que ambas foram aprovadas por todos os vereadores presentes à sessão.

“Mais uma vez a Câmara Municipal fez a sua parte no dever de suas atribuições como sempre tem feito em toda a sua história, e nesse tempo de pandemia mundial, onde todos os seres humanos do planeta, estão sofrendo e milhões de pessoas estão sendo infectadas e outras até vitimadas por conta desta pandemia, essa instituição democrática, mais do que nunca, nas pessoas de todos os seus membros somam forças juntamente com demais poderes, para o enfrentamento à Covid-19”, pontuou o presidente Gilson Vieira.